terça-feira, 31 de março de 2020

PANDEMIA


                                                              

“A tempestade desmascara a nossa vulnerabilidade e deixa a descoberto as falsas e supérfluas seguranças com que construímos os nossos programas, os nossos projetos, os nossos hábitos e prioridades... Com a tempestade, caiu a maquiagem dos estereótipos com que mascaramos o nosso eu sempre preocupado com a própria imagem; e ficou a descoberto, uma vez mais, aquela (abençoada) pertença comum a que não nos podemos subtrair: a pertença como irmãos”.
Eis as palavras do Papa Francisco, ditas no “Momento Extraordinário de Oração em Tempo de Epidemia”, no adro da Basílica de São Pedro, na sexta-feira, dia 27 de março.
Sim, o estupendo desenvolvimento da ciência e da técnica lançou-nos, a todas e a todos, à frenética corrida para a exaltação do próprio ego.
Inebriados e inebriadas estamos, a todo tempo, a medir forças.
Vencer, não importa o como, e custe o que custar.
Satisfazer-se sempre nos prazeres materiais, sem limites, do poder, do possuir e do prazer.
“Na nossa avidez de lucro, deixamo-nos absorver pelas coisas e transtornar pela pressa. Não nos detivemos perante os Teus apelos, não despertamos face as guerras e injustiças planetárias, não ouvimos os gritos dos pobres e do nosso planeta, gravemente enfermo. Avançamos destemidos, pensando que continuaríamos sempre saudáveis num mundo doente”.
São afirmações do Papa Francisco.
Com efeito, a competição desenfreada marca o tempo presente.
Estamos cegos, envolvidas e envolvidos por manipulações que desservem, porque descaracterizam, a boa utilidade das chamadas redes sociais que, de redes como espaço de convivência salutar, descambam para as formas mais abjetas de exposição da insanidade pessoal e coletiva.
No que está a acontecer – a pandemia -, que nos força ao recolhimento, a despeito de mentes toscas e abstrusas pregarem o contrário, tal acontece, justamente, para que surjam tempos favoráveis para séria revisão de vida.
“Chama-nos a aproveitar este tempo de prova como um tempo de decisão...É tempo de reajustar a rota da vida rumo a Ti, Senhor, e aos outros...É a vida do Espírito, capaz de resgatar, valorizar e mostrar como as nossas vidas são tecidas e sustentadas por pessoas comuns (habitualmente esquecidas), que não aparecerem nas manchetes dos jornais e revistas, nem nas grandes passarelas do último espetáculo, mas que hoje estão, sem dúvida, a  escrever os acontecimentos decisivos de nossa história: médicos, enfermeiros e enfermeiras, trabalhadores dos supermercados, pessoal da limpeza, curadores, transportadores, forças policiais, voluntários, sacerdotes, religiosas e muitos- mas muitos – outros que compreenderam que ninguém se salva sozinho”.
Assim, orienta-nos o Papa Francisco.

Sim, não há salvadores da pátria ou do mundo.
A casa é comum e, se fronteiras geográficas existem, existem com o intuito de favorecer o encontro, que a enriquecedora variedade cultural propicia, jamais para justificar a insana atitude continuadamente belingerante de divisão.
Não há lugar para arrivistas inconsequentes.
“Quantas pessoas dia a dia exercitam a paciência e infundem esperança, tendo a peito não semear pânico, mas corresponsabilidade”.
Enfatiza o Papa Francisco.
Aqui a luz no fim do túnel.
É fundamental traçarmos e assumirmos novos rumos.
Novos rumos necessariamente passam por realizarmos, concretamente, incentivarmos, claramente, ações pessoais e comunitárias, na expressão eloquente da cidadania ativa, jamais à espera ou a reboque das ações governamentais que, antes, devem propiciar e tornarem-se parceiras, a tanto.
Novos rumos conduzem-nos, a todas e a todos nós, à abertura ao transcendente, seja por qual caminho for – cristãos, muçulmanos, judeus, budistas, espíritas, hinduístas, e tantas outras vias – porque isso:
“Significa encontrar a coragem de abrir espaços onde todos posam sentir-se chamados e permitir novas formas de hospitalidade, de fraternidade e de solidariedade”.
Assim, minha irmã e meu irmão, já dentro dessa tempestade, e muito mais livremente quando ela passar, estendamos nossas mãos e, desse modo, todo o nosso ser, agora para quem está confinado conosco, amanhã para quem está à espera de nós.
        
   

Um comentário:

godwin disse...

Realmente Prof. Claudio, é de uma sabedoria a reflexão acima. Como somos frágeis. Onde esta a ciência, não que estou desmerecendo a sua importância, mas não deve se postular como a solução de tudo. A modernidade com toda sua arrogância esconde. A religião demostra o comprimento da palavra de Jesus , Pois os verdadeiros adoradores adorarão no espirito e em verdade, não mais em Jerusalém e nem na monte.
A humanidade definitivamente reconhece a sua fragilidade como o senhor bem refletir no seu texto. Quem tem condição de viajar não consigo como também não quer viajar, quem tem outra estrutura que lhe assegurava, agora percebe que tudo nesse mundo é frágil. Se um vírus for capaz de emprisionar a humanidade, podemos ver que realmente somo nada ou melhor não somos o que pensamos ser.