sexta-feira, 10 de junho de 2011

VASCO DA GAMA






              Rio de Janeiro, bairro da Tijuca, 6 anos de idade e a voz do meu avô, Domingos Joaquim de Azevedo Lemos, português firme e discreto: “Ó menino, vamos a São Januário a vibrar com o Vasco da Gama.”

              Lá ia eu, todo feliz, e São Januário atmosfera de puro encanto. Até hoje, neste instante em que escrevo, sensação de encanto do gramado, da arquibancada, do foguetório, da torcida, do grito e dos pulos de gol, tantas e tantas vezes vivido e repetido.

              Ser vascaíno é ser vibração e empenho.

              Vibração e empenho que encaram e se opõem à discriminação racial, e de classe.

              Quebrar tabus e ser campeão com time de irmãos negros e operários.

              Vibração e empenho que enaltecem a pessoa do atleta, o protagonista maior do clube.

              Quebrar tabus e eleger Presidente do Vasco da Gama, Roberto Dinamite ídolo maior do futebol.

              Vibração e empenho que nos momentos difíceis que nos conduziram à mentalidade truculenta e arbitrária, ao descalabro administrativo-financeiro, ao comprometimento do que é, verdadeiramente, ser agremiação esportiva, não nos permitiu sucumbir, fez-nos acreditar, perseverar, porque o “Vasco é o time da virada, o Vasco é o time do amor” e, por isso, “o sentimento não pode parar”, nunca.

              Brasília, bairro do Lago Norte, 64 anos de idade, e a voz do meu avô, Domingos Joaquim de Azevedo Lemos, português firme e discreto, não mais audível, mas agora no mais íntimo espaço do meu coração: “Ó menino, vamos a São Januário a vibrar com o Vasco da Gama.”

              Eu vou, sim, meu vovô. E um dia, por certo, e por toda a eternidade, nós dois e multidão incalculável de vascaínas e vascaínos, aí de cima, faremos parte da torcida: “Vascaínos no Paraíso, sempre”.

6 comentários:

Maria Auxiliadôra disse...

"Ora, pois, pois" devo reconhecer, muito a contragosto porque flamenguista sou, o Vasco mereceu a vitória, afinal devemos ter misericórdia com todos (brincadeirinha viu???). Saudações flamenguistas! Abs, Maria Auxiliadôra

JG disse...

Vamos todos cantar de coração
A Cruz de Malta é o meu pendão
Tu tens o nome de um heróico português
Vasco da Gama, a tua fama assim se fez

Tua imensa torcida é bem feliz
Norte e sul, norte e sul deste país
Tua estrela, na terra a brilhar
Ilumina o mar

No atletismo és um braço
No remo és imortal
No futebol és o traço
De união Brasil-Portugal

JG disse...

Vou torcer pro Vasco ser campeão São Januário, meu caldeirão
Vou torcer pro Vasco ser campeão São Januário, meu caldeirão
Vasco, tua glória é tua história
É relembrar
O Expresso da Vitória
Contra o River Plate, sensacional
Gol do Juninho, no Monumental
Ole ole ole ole ole ole olá
Ole ole ole ole ole ole olá

conceiçao disse...

Oi, Cláudio, você tem todo o direito de vibrar.
Ë isso que faz a vida valer a pena. Curtir, sem medo de se mostrar, o que nos deixa feliz.

Adriane Henriques disse...

Eu jurei que não ia comentar nada, afinal faço parte da grande Nação rubro-negra, mas como resistir a um texto tão lindo que me fez chorar? Você não poderia mesmo torcer para outro time, seu coração foi tomado de amor...imagino quantas lembranças lhe vieram à memória!!! Parabéns! E que no Paraíso nos encontremos todos e façamos a festa!!!

Flávia Fonteles disse...

Oi Pai! É lindo de ver sua alegria com o Vaxcão! Continue irradiando essa alegria especialmente junto aos meus pequenos: Rafael, André e Lucas. Espero, sinceramente, que algum dia eles possam te acompanhar a São Januário, assim como vocês fez com o seu vovô! O Gi me disse que deixa, afinal, os palmeirenses são irmãos dos vascaínos, né? Só não pode ser dia de VascoxPalmeiras...